Papo Fitness: Exercício com Caneleira


Antes exercícios com caneleiras, era a sensação das famosas, nas academias, em casa e até em aulas de vídeos ensinando como aumentar os glúteos. Então, porque hoje fazer exercícios com caneleiras, está sendo o grande vilão para o aumento dos glúteos? No treino de hipertrofia devemos trabalhar com exercícios de grandes amplitudes muscular de alta intensidade, e muitas pessoas deixavam de treinar estes tipos de exercícios como agachamento, stiff, avanço etc, dando prioridade exclusivamente aos exercícios isolados e as vezes separando um dia para esse tipo de treino, desse jeito não teria como o músculo dessa região crescer e com esses novos estudos e novas tecnologias, hoje temos como saber a intensidade exata de quanto seria o estimulo provocado aos músculos dos glúteos com este tipo de exercício, atualmente está cientificamente comprovado! Este exercício com caneleira não é o melhor construtor de glúteos que você possa fazer em seu treino para hipertrofia, é um exercício isolado e sua intensidade é muito pouca em relação aos outros exercícios multiarticulares. Testes eletromiográficos comprovaram em uma amostragem de mais de 50 mulheres que a atuação do glúteo durante a execução deste movimento com caneleira é inferior a 30%. Diferente do agachamento que o glúteo foi super ativado, e digo mais o leg press, avanço, stiff, levantamento terra e o melhor de todos o afundo. Este resultado foi obtido no Curso de Biomecânica realizado pelo Livre Doutorado Julio Serrão na Jornada Internacional de Educação Física. E estes testes foram realizados na Usp. E Pra complementar compartilho aqui também parte do artigo do Prof Eder Lima (persona fit) pós graduado da Gama Filho,sobre hipertrofia de pernas e glúteos: 

Em termos gerais, para um treino de hipertrofia a intensidade do treino deverá ser de alta a altíssima, podendo variar entre 70 – 85% da carga máxima ou para simplificar entre 6 – 15 repetições levadas até a falência. O intervalo de pausa entre séries dependerá do teu nível de condicionamento prévio, onde assim que se sentir pronta, inicie a nova série (isso geralmente flutuando entre 45 a 90 segundos). MAS ISSO AQUI NÃO É “RECEITA DE BOLO”, são apenas parâmetros que um BOM professor de musculação saberá como adequar a cada caso!

Então se o seu objetivo for a hipertrofia muscular, na região dos glúteos e pernas não faça exercício isolado, jamais use como primeiro exercício, pois são de pouca intensidade e nem pensar em fazer divisões musculares dos membros inferiores, pois a hipertrofia só ocorre com exercícios multiarticulares de altas intensidades, no descanso e com uma boa alimentação pós treino. Mas se o seu objetivo for outro e você gosta de fazer este exercício e faz bem ao teu ego, faça, pois dependendo de outros objetivos ele pode ser um exercício complemento, como muitos outros exercícios isolados, mas desde já digo esse exercício serve para finalizar formas e não como reais estimuladores da hipertrofia dos glúteos, principalmente realizado no treino de musculação! Para isso procure um bom profissional que ele montara o treino certo de acordo com o seu objetivo!


Lucia L. Ataide, Licenciado/Bacharel em Ed. Física UEPB, Professora Credenciada CREF10 n°0389-G/PB, pós graduada em Fisiologia do exercício (FIP), pós graduada em Musculação e Cond. Físico(UGF), e Personal training, metodologia da preparação física especializada(UGF)ead.






You Might Also Like

1 comentários

  1. Hello ! This is not spam! But just an invitation to join us on "Directory Blogspot" to make your blog in 200 Countries
    Register in comments: blog name; blog address; and country
    All entries will receive awards for your blog
    cordially
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    portugais
    Olá! Isto não é spam! Mas só um convite para se juntar a nós em "Directório Blogspot" para fazer o seu blog em 200 países
    Registre-se em comentários: nome do blog; endereço do blog; e do país
    Todas as entradas receberão prêmios para o seu blog
    cordialmente
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentario e pela atenção. Respondo a todas as perguntas aqui no post mesmo.
BJUS!!!