Papo Fitness: Tapioca



Oi pessoas, hoje é segunda, e segunda é dia de papo fitness!!! Porque na segunda? Porque é o dia mundial do "Hoje eu começo!!" heheheeheh. E pra hoje vamos falar um pouco sobre a tapioca. Lembrando que não sou nutricionista, nem muito menos na área de saúde, então o que eu vou falar aqui é minha experiencia e claro que esclareci algumas duvidas com meu nutri, porque não sou boba.

Esses dias, alguém lá no snap me falou, ah, mas a tapioca pra quem quer emagrecer não é bom, já que tem o índice glicêmico alto. E ok, verdade, o índice é equivalente ao do pão, então porque eu como a tapioca  então o pão se é a mesma coisa?

Vamos por partes, primeiro vou dizer o que é esse tal de índice glicêmico: "O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea."   “Alimentos de baixo índice glicêmico são absorvidos lentamente, enquanto os de alto índice glicêmico têm absorção rápida”. Na tentativa de equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o corpo libera insulina. Quanto mais rápido, mais insulina. O excesso de glicose no fígado é convertido em ácidos gordurosos e triglicerídeos, ou seja, em gordura. Quando uma pessoa ingere muitos alimentos de alto índice glicêmico o organismo adquire uma resistência à insulina, porque o organismo começa a produzir insulina em excesso. As pessoas obesas são as que mais sofrem com isso.

Agora vamos falar da tapioca, a verdade é que mesmo ela sendo de índice glicêmico elevado, ela me deixa mais saciada que um pão. Eu consigo comer uma tapioca fica e ficar tranquila, mas não consigo comer apenas um pão. Sem falar que por ela não conter glutem me sinto menos inchada. Não sei vocês, mas eu percebi que sempre que ingiro alimentos com glutem, tenho a sessação de inchaço.

A tapioca ficou famosa exatamente por esse fator, já que a moda agora é o não glutem, mas vamos aos vários benefícios que a delicia apresenta: A mandioca, matéria prima da tapioca, é uma das mais ricas fontes de carboidratos, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, magnésio, manganês e cobre. Ela é uma fonte significativa de ferro e com baixo teor de sódio.

  • Ajuda o ganho de peso saudável

Os benefícios da tapioca abrangem também os que desejam ganhar peso. Embora a maioria das pessoas esteja preocupada com a perda de peso, há os que procuram ganhar peso. A tapioca fornece uma maneira rápida de ganhar peso de forma saudável. Por conter alto teor de carboidratos, ela pode ser adicionada em sua dieta, sem os inconvenientes de colesterol e gorduras ruins, que, por sua vez, quando elevados, podem causar diversos problemas de saúde. Portanto, o consumo de tapioca é uma escolha benéfica para ganhar peso de forma saudável.

  •  Rica em vitaminas do complexo B

A tapioca contém quantidades significativas de vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, que é bastante importante para reduzir as chances de defeitos do tubo neural em bebês. Portanto, é uma boa escolha para as grávidas.

  •  Melhora a saúde dos ossos

A tapioca é uma boa fonte de vitamina K, cálcio e ferro. Estes nutrientes desempenham um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos. A densidade mineral óssea diminui com a idade, acarretando problemas como a osteoporose, a osteoartrose e a diminuição da flexibilidade. Os benefícios da tapioca propiciam uma melhora na saúde dos ossos.

  •  Propriedades que beneficiam o sangue

O teor de ferro é um dos benefícios da tapioca para o sangue, no geral. O ferro é essencial para o funcionamento normal do corpo, e contribui para várias funções mais importantes, como a produção de células vermelhas. Juntamente com o cobre (também presente neste alimento), o ferro aumenta a quantidade de células vermelhas do sangue no corpo, impedindo, assim, condições como anemia e outras doenças relacionadas.

  •  Aumenta a energia

Os carboidratos são o combustível do corpo. A tapioca tem uma grande quantidade de carboidratos, e, em contrapartida, não possui colesterol nem gorduras saturadas, proporcionado uma boa carga de energia para o dia.

  • Fonte de vitamina K: uma ajuda neurológica

A tapioca é uma fonte em vitamina K, que tem papel importante no funcionamento neural. A vitamina K está relacionada à diminuição nas chances de desenvolver o mal de Alzheimer, ao beneficiar algumas atividades e mecanismos do cérebro. A vitamina K mantém as vias neurais ativas e livres de radicais livres que podem causar danos aos tecidos do cérebro.

  •  Auxilia no controle da pressão arterial

Outro dos benefícios da tapioca vem de seu teor de potássio, um mineral essencial para o corpo. O potássio é um vasodilatador, ou seja, reduz a tensão e o estresse dos vasos sanguíneos e artérias. Por ser conter muito deste mineral, consumindo tapioca se pode aumentar o fluxo de sangue no corpo e reduzir a pressão sobre o coração.
O resultado disto é uma redução das chances de aterosclerose e coágulos sanguíneos. Além de também reduzir as chances de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. O potássio também é fundamental para o equilíbrio dos fluidos do corpo. Quando este está em equilíbrio com o teor de sódio no organismo, todas as trocas de fluidos celulares se tornam mais eficientes, aumentando ainda mais a capacidade metabólica e a energia vital do corpo.

  •  Auxilia no crescimento muscular

Tapioca é uma boa fonte de carboidratos complexos que podem ser usados para uma refeição antes da musculação. Ela dará energia para o treino sem riscos de picos de insulina como aconteceria com sanduíches de pão. Isso vale também para outras refeições.
Tapioca é vida né gente? Mas temos que tomar muito cuidado com os recheios, eu sempre uso creme de ricota, ou um queijo branco, uso ovo, ou frango, sempre uma fonte de proteína, que ajuda na saciedade, outra coisa que ajuda muito, perincipalmente para quem quer emagrecer é acrescentar chia na massa. A chia é fonte de fibras, que ajuda a baixar o índice glicêmico da tapioca, e ajuda a saciar a fome. 
O aconselhável é uma tapioca por dia, no meu caso uma pequena (2 col sopa de massa), e sempre como pela manha, já que ela é uma boa fonte de energia.
Então gente, entre comer um ou 2 pães, prefiro mil vezes uma tapioca com chia no café da manhã, e vocês????






You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentario e pela atenção. Respondo a todas as perguntas aqui no post mesmo.
BJUS!!!