Chá Preto: Adstringente Natural

Olá gente!! Meu nome é Geovana, sou estudante de farmácia e fui convidada por Gabriella pra fazer posts semanais aqui no blog falando um pouco sobre tratamentos alternativos. A ideia é dar dicas de produtos naturais, de fácil acesso, que possam acrescentar e influir positivamente para o bem estar e estilo de vida saudável que tanto buscamos. Espero que através dos posts eu possa contribuir de alguma forma no cotidiano de vcs. Transmitir conhecimento é sempre válido JJ. Como ainda não concluí minha graduação, prezarei muito pela comprovação científica das informações passadas aqui.



Bom o primeiro post será sobre o Chá Preto, acho que todo mundo já ouviu falar sobre ele. O chá preto é obtido a partir das folhas da espécie Camellia sinensis, planta muito conhecida por dar origem também ao chá verde. A única diferença entre o chá verde e o chá preto é que as folhas usadas no chá preto passam por um processo de fermentação, o que altera sua composição química.

Além de ser uma bebida rica em cafeína, o chá preto contém compostos fenólicos (em especial taninos e flavonóides) substâncias que possuem diversas propriedades benéficas ao organismo, como ação antioxidante, antiinflamatória, adstringente e cicatrizante, alguns estudos citam também ação bactericida.

Levando em conta sua composição química, o chá preto pode ser uma ótima opção para tratamento paliativo de pele acnéica e oleosa, ajudando na diminuição da inflamação, acelerando a cicatrização e fechando os poros impedindo a formação de novas espinhas.

Sabe aquela espinha interna que dói quando vc encosta nela, só cresce e não erupciona? O chá preto é ótimo para eliminá-la! Basta fazer compressa 1 ou 2 x por dia e esperar. Geralmente a espinha para de doer e erupciona.




 Aí vai uma dica de como fazer a compressa:

1. Coloque um pouco de água pra ferver (1/2 xícara pra que o chá fique concentrado);

2. Prepare o chá por infusão (coloca o saquinho dentro da xícara com água quente e tampa com um pires);

3. Espere esfriar um pouco e quando estiver morno (suportável) aplique o saquinho no local da espinha por pelo menos 20 min. Não lavar o rosto na mesma hora, deixar um tempo.

O efeito não é imediato, demora de um a dois dias pra melhorar, mas funciona!

O chá preto também pode ser utilizado na manutenção diária da pele, como já falei graças a seu poder adstringente ele fecha os poros diminuindo o aparecimento de cravos e espinhas. Nesse caso não precisa fazer compressa, basta aplicar o chá no rosto (com a pele limpa), com o saquinho ou com algodão mesmo. Também não precisa estar morno, de preferencia frio ou gelado.
* Como já falei aqui, o tratamento é um paliativo, não substituindo medicações prescritas pelo seu médico, se for o caso. Nunca foi citada reação alérgica no uso externo do chá preto, porém se isso ocorrer interrompa a aplicação de imediato



.Referências:LIMA V. L. A. G., MELO E. A., LIMA D. E. S. L Nota prévia: Teor de compostos fenólicos totais em chás brasileiros. Braz J Food Technol7: 187-190, 2004.
MELLO, J. P. C.; SANTOS, S. C. Em Farmacognosia: da planta ao medicamento; SIMÕES, C. M. O.; SCHENCKEL, E. P., orgs.; Ed. UFSC: Porto Alegre; 3ª ed., 2001.
  


Até a próxima!!




You Might Also Like

3 comentários

  1. E se for uma que já está dura envelhecida e não sai espremendo, ela sai com esse tratamento? Erupciona? Existe remédio que faz elas saírem e não secar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samara, a espinha interna se forma quando o póro em que ela se encontra está parcialmente ou totalmente fechado. O chá preto estimula a erupção da espinha interna por melhorar a vascularização do local, porém se o póro estiver totalmente fechado o estímulo é inútil. Não sei se há algum outro remédio específico, mas se vc tem uma espinha interna que não erupciona aconselho procurar um dermatologista para retirar a espinha, pois é a maneira mais segura de se livrar dela e previnir que cresça e inflame dentro do tecido.

      Excluir
  2. No meu caso eu já tive uma espinha enorme no meio da testa que parecia mais um inchaço, e com três dias fazendo a compressa e colocando em cima da espinha, ela simplesmente diminuiu e sumiu. Desde então todos os dias antes de dormir com o rosto limpo, aplico no rosto o chá usando um algodão e meu rosto, resultado é garantido! Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentario e pela atenção. Respondo a todas as perguntas aqui no post mesmo.
BJUS!!!