Falando de Pele: Tipos de Pele



Oi pessoas, já tem um tempo que venho sentindo vontade de fazer um post sobre os tipos de pele, porque eu falo muito de cuidados com a pele aqui, faço várias resenhas de produtos que dão certo no meu tipo de pele, e sei que isso acaba induzindo vocês a comprarem os produtos, e não quero ter o peso de vocês terem algum problema na pele por conta de indicação minha. Nesse post tento explicar da melhor forma possível cada tipo de pele, e como você diagnosticar qual o seu. Mas lembrem-se que não sou dermatologista e mesmo que você entenda qual seu tipo de pele com este post, aconselho que procure um bom dermatologista, que ele sim vai poder te ensinar a cuidar da sua pele da forma correta. 

Como a pele é um orgão, e igualmente todos os órgãos do seu corpo, as suas caracteristicas são determinadas geneticamente, ou seja, você já nasce com elas definidas. No entanto, a beleza e saúde de sua pele depende também de outros tipos de fatores. O que você come, o seu nível de stress, os medicamentos que toma, a forma como você cuida do seu corpo em geral e o descanso, são alguns dos fatores que determinam a quantidade de óleo que sua pele produz e também o aspecto que vai ter. Mas hoje vamos manter o foco em apenas distinguir cada tipo de pele.


1. Pele Normal



A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que tem menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas. Não é nem muito seca nem muito gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.



2. Pele Mista



 Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se você sente a sua pele esquisita como se estivesse esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista.


3. Pele Oleosa




 Este é um tipo de pele que produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior atividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo. A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e a sujeira que vai se acumulando, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.

4. Pele Seca

De todos os tipos de pele, a pele seca é o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele.
5. Pele Sensível

 A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais.
Espero ter ajudado vocês, e agora é só ir pra frente do espelho e observar os detalhes de sua pele para saber qual o tipo dela.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentario e pela atenção. Respondo a todas as perguntas aqui no post mesmo.
BJUS!!!